terça-feira, 4 de agosto de 2009

back from france parte 1

parece ate que estive na europa! todo o glamour da frança (apesar de nunca ter ido la) esta em quebec city e montreal. os tipos de casas, as ruas... e logico, o povo falando frances! ate eu ja aprendi a falar:
bonjour, bonsoir, excuse moi, merci, merci bocout, mes ami, mon ami, alonsi, tu vas, tu vas pas, québec, montréal, pierrot, bayeux, cabaret, mon amour meu bem ma femme....

nao tenho a minima ideia se a grafia esta certa. mas pelo menos sei o significado! =)

bom, nossa viagem comecou na sexta feira a noite. saimos de toronto as 10:30 pm. fizemos duas paradas durante a noite para comer e ir ao banheiro, e chegamos em québec city por volta das 8 am. basicamente ficamos vendo as coisas em old quebec, que eh a parte da velha cidade onde ficam todas as atracoes turisticas. quebec eh a unica cidade murada da america. nao vou explicar agora porque ela tem muros porque nao vem ao caso, mas quem quiser me pergunte depois!

guilherme eu e jarbas nas muralhas de québec.


hotel château frontenec, o hotel mais fotografado do mundo.


vista do rio saint lawrence.

nao sabia que esse objeto, cujo me esqueci o nome, existia de verdade! so havia o visto em desenhos animados...

arretado!

depois do cansativo dia em quebec, a noite fomos jantar num restaurante e depois seguimos para o night club mais famoso de la, cuja entrada eh gratis :)
la dentro juntamo-nos com alguns amigos e tomamos umas. as fotos nao estao comigo, em breve as pegarei e postarei por aqui!

no dia seguinte, acordamos e fomos em direcao a montreal (umas 3h de viagem). infelizmente o dia estava chuvoso em montreal, mas deu pra ver algumas coisas da cidade. o interessante eh que la as pessoas nas lojas cumprimentam voce com uma estranha palavra: bonjurrái, (ou seja, bonjour hi). so assim eles podem saber qual a lingua que voce fala... nas lojas eh normal, mas no meio das ruas, em todo o estado de quebec, eles sao muito bairristas. querem a toda forma preservar a cultura francesa em seu estado. por isso em quebec ingles nao eh lingua oficial, mas eles tem que falar por causa do turismo.

em montreal, visitei o parc du mont-royal (daonde vem o nome da cidade), o estadio olimpico (olimpiadas de 1976), a magnifica igreja de notre dame, e o museu de belas artes;

Le estade Olympique.

interior de notre dame

altar de notre dame.

interior de notre dame

Basilique Notre-Dame de Montréal (www.basiliquenddm.org)


essa igreja é espetacular. ao contrario de outras igrejas, ela eh escura por dentro, por isso as fotos nao ficam boas. eh de uma beleza sem igual. so estando la pra perceber. nao eh por acaso que todas as grandes personalidades do mundo querem se casar nela, mas para isso tem que apenas botar o nome numa fila. portanto, se vc se quiser casar hoje em notre dame, vai ter que esperar apenas por 2 anos!!!

museu de belas artes de montreal


Museé des beaux-arts de Montréal (www.mbam.qc.ca)

tambem fiquei maravilhado com esse museu. diferentemente do ROM (royal ontario museum), esse museu de montreal, como o proprio nome ja diz, eh voltado apenas a artes. quadros, maquetes, esculturas e todo tipo de arte fina. fiquei maravilhado com os quadros, mas como foto de quadro nao interessa a ninguem, vou me restringir a colocar apenas a foto que tirei na exposicao especial sobre napoleao bonaparte:





bom galera, estou cansado aqui.... o resto da viagem eu conto amanha!

3 comentários:

  1. Puxa, tô morrendo de inveja...Tb. quero ir à Québec. Eu soube que eles são realmente bairristas e o estado de Québec quer se tornar independente do Canadá. Já tentaram dois plesbiscitos mas sem sucesso. Eles são forçados a falar inglês por conta do turismo mas...odeiam.
    Vc. é "o cara".

    Bjs.
    Mom

    ResponderExcluir
  2. Caramba, vendo pelas fotos parece mesmo a Europa! A aparencia do hotel, das igrejas... é igualzinho as que tem aqui em todo canto!
    Achasse francês dificil? Mas eu quase nao escuto frances aqui...
    Faltou falar um pouco mais das pessoas ai...
    hehehe

    ontem fui em Waterloo, onde teu amigo Napoleao perdeu a guerra. Em breve ponho as fotos!

    ResponderExcluir
  3. Ain... falar francÊs é chique..estou aprendendo. XD
    Essas fotos foram as mais legais de todas, acho que esse passeio foi o melhor né??^^
    Ah, notei uma semelhança entre você e Napo. Será que tens algum parentesco?? kkkk
    Beijo grande...=D

    Ah, eu sempre leio o blog do teu amigo Rafael tbm..kkkk..adooooro

    ResponderExcluir