sábado, 22 de maio de 2010

continuacao, scotland!

bom, na volta da viagem do lago ness paramos em mais alguns lindos lugares para tirar fotos.

memorial aos soldados britanicos que atuaram na segunda guerra.



mais uma foto das montanhas com neve no pico.


chegando de volta ao albergue, tive uma grata surpresa. eles tem um esquema todo dia chamado PUB CRAWL, em que alguem da staff leva os hospedes para conhecer uns 4 ou 5 bares durante a noite, e se é "obrigado" a tomar uma em cada bar. é o famoso "DE BAR EM BAR"! otimo para quem viaja sozinho, pois eu nunca fiz amigos tomando leite no cafe da manhã... :)

quando acordei no outro dia, meu planejamento inicial era ir direto pra glasgow de trem. mas como nao tive tempo pra ver tudo em edinburgo, resolvi passar a manha la para ver mais algumas coisas. para a minha surpresa, o albergue oferecia tambem FREE WALKING TOUR todo dia, a partir das 11h. nos reunimos eu e mais a galera que eu havia conhecido no dia anterior. cada um com um ingles mais dificil de entender... australia é dificil, mas nova zelandia é pior! so conseguia entender metade das palavras que o cara falava... nao sabia eu o que me esperava em glasgow!!!

nesse walking tour, passeamos durante 2h por edinburgo. a cidade parece com olinda, é ladeira até umas horas.... mas tudo muito bonito. apesar de eu nao entender muito o que a guia australiana falava, tirei algumas fotos em alguns dos monumentos que ela apresentou.

esse aí pelo que entendi era pra ser uma réplica do panteão de atenas, mas ficaram sem dinheiro e resolveram deixar assim pela metade mesmo...


após esse passeio, fui almoçar com um brasileiro que conheci no hostel. fomos numa pizzaria que ele disse ser boa, e que tinha um brasileiro trabalhando. chegamos la, comemos, quando foi no final o brasileiro chegou, e nos deu um papel que dava 50% de desconto na compra de duas refeicoes! saimos felizes da vida, me despedi do povo do albergue, e segui rumo a estação de trem para ir para glasgow.

teve um fato engraçado. quem opera a SCOT RAIL (linhas de trem da escocia) é a operadora FIRST. comprei meu bilhete normal para ir para glasgow, so que quando entrei no trem, achei tudo tao arrumado que pensei que tava na 1a classe, pois havia visto a palavra FIRST do lado de fora. cadeira alcochoadas, mesas... mt chique! perguntei a um dos operadores e ele me confimou que aquela era realmente a classe standard.


estação central de glasgow.


cheguei em glasgow com pouco tempo para visita. Inicialmente eu tinha planejado ir aos dois estadios, do rangers (ibrox) e do celtic (celtic park). como nao tinha tempo suficiente, resolvi ir no mais perto, que era o do celtic. tava chovendo muito, dia feio. cheguei na estacao central, fui logo na parte de informacoes perguntar qual onibus pegava para ir ao celtic park. ele falou bem devagar, me ensinou e eu parti. Quando eu peguei o onibus, comecou a minha agonia. Perguntei quanto era e em qual parada descia para o estadio.... nao entendi PN do que o motorista falou. o povo tava ficando impaciente ja, porque o onibus so podia andar se eu pagasse, e eu nao sabia quanto era. parecia que o cara tava falando outra lingua! ate que ele me apontou para o valor que eu devia pagar, paguei e seguimos. todas as minhas tentativas de comunicacao em glasgow a partir dai foram terriveis. eu perguntava as coisas mas nao entendi nada das respostas.

segue exemplo da agonia que eu passei com o famoso sotaque de glasgow, que segundo o povo aqui de casa, nem eles conseguem entender.

segue uma dica:
ÁI= YES
wee = little.

http://www.youtube.com/watch?v=AXGP4Sez_Us


apos mt batalhar com o povo no meio da rua, cheguei ao estadio do celtic.

celtic park ao fundo. "the lisbon lions stand", é o que está escrito.



dei sorte. as camisas do celtic estavam na promocao por 20 libras. para comprar a camisa, outra batalha. o cara queria ser legal comigo, e veio me atender. infelizemente comuncação "full-duplex" foi impossível. era ele fazendo mímica e eu falando em ingles. após comprar minha camisa, perguntei a o cara que havia me atendido:

- "can you take a picture for me please?"
- "ÁI !!!!!", ele respondeu. foi aí que descobri o significado :)


"dançando na chuva" na frente do celtic park.

assim, com minha missao cumprida, segui para o aeroporto de glasgow. pela primeira vez viajei num aviao de hélices (sem turbina). um aviao bem pequeno, mas a viagem foi muito tranquila e sem problemas.


que moral...


aeroporto de glasgow.


tentei tirar uma foto do "aviazinho". mas ficou meia boca.


assim termino minha maravilhosa viagem pela escocia!!!!

aguardem mais novidades.

5 comentários:

  1. Parabéns! Você se vira muito bem sózinho no exterior.É isso aí! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esaa foi uma experiência que lhe deixa pronto pra o que der e vier em termos de língua inglesa. vc. vai dar show nos E.Unidos e vai se sair bem na Nova Zelãndia.

    Mom

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia o termo "pub crawler". É aquela pessoa que vai de bar em bar.

    Mom, again.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem meu amor... Mais uma vez mostrando que consegue se virar muito bem! o/\o

    ;******

    Manu

    ResponderExcluir
  5. bixo, inveja fuderosa de tudo isso! Queria ter essas experiencias tambem.
    Aposto que tu ta vivenciando muitissimo mais coisas dessa vez, em menos tempo.

    Tenho fé que um dia atingiremos a meta de viajar juntos mundo afora!

    Parabens pelo desenrolé!

    ResponderExcluir